PROGRAMA RUMOS ITAU CULTURAL 2013/2014

Em 2013, após 16 anos do Programa Rumos Itaú Cultural, o edital mudou. Eles chamam de mudanças profundas e estruturais em seu conceito. E alegam que tais mudanças foi fruto do diálogo entre artistas, produtores, pesquisadores, cientistas e gestores da própria instituição.

O resultado foi uma estrutura adaptável que, independente da área de expressão ou do campo de reflexão, encara deslocamentos e desafios em seu processo e não apenas atende uma ação tradicional de constituição permanente e estável. Memória e transformação juntas em busca de melhoras. O regulamento foi estruturado em forma de perguntas e respostas.

Integrantes da equipe do Itaú Cultural estão percorrendo todo o Brasil para explicar presencialmente as principais mudanças apresentadas na versão 2013 do Rumos.

E aqui em Mato Grosso, quem virá fazer esta explanação sobre o programa, é o próprio Presidente da Instituição, que gere recursos tanto do Instituto Itau Cultural, como todos os recursos de incentivo do Grupo Itaú. Valores estes que chegam na casa dos quase 180 milhões de reais (a nível Brasil) voltados para projetos, e uma grande fatia deste montante, para a cadeia produtiva da cultura.

INSCRIÇÕES ATÉ 14 DE NOVEMBRO DE 2013

Serão aceitos projetos em qualquer formato e gênero, com financiamento até o montante de até R$ 400.000. Podem concorrer trabalhos feitos por pessoas físicas de mais de 16 anos, desenvolvidos em qualquer plataforma, formato e área artística.

Serão premiadas iniciativas em 12 categorias: circulação de repertório; criação e/ou produção de obra; desenvolvimento de plataformas e softwares; documentação; finalização de projetos; formação; pesquisa; publicação; crítica; residência; oficina, seminário, encontro e similares; e outras possibilidades.

O Encontro Cultural será no dia 29/10/2013, as 14:00 Hs, no Auditório de Capacitação da AMM. Entrada gratuita e não há necessidade de inscrição.

Por isso é muito importante, que todos os gestores, agentes, produtores, artistas, estudiosos e interessados, possam estar presente neste encontro, que, estrategicamente acontecerá na AMM, justamente para descentralizarmos a informação e possivelmente os recursos do programa que poderão atingir projetos em todo Estado do MT.

Maiores informações no site do programa http://rumositaucultural.org.br/

Com informações da Dra. Elaine Thomé Parizzi

Comments are closed.