Imbituba recebe melhores produções de cinema no Circuito FAM

Evento gratuito vai exibir filmes premiados no Teatro Usina

Da Redação

CinemaA Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa participa de em mais uma edição do Circuito FAM de Cinema, que inicia neste final de semana em Imbituba. A mostra gratuita começa neste sábado (20) e se estende pelos dias 21 e 22 de maio, no Teatro Usina. Serão exibidos filmes vencedores no 20º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), o maior e mais antigo festival de cinema de Santa Catarina.

O circuito estadual itinerante pretende proporcionar o acesso às produções regionais e contribuir para a formação de público nas cidades, além de promover a discussão sobre outras linguagens audiovisuais. Este já é o sexto ano consecutivo em que Imbituba participa da exibição. “Seguimos o compromisso de ofertar uma mostra de cinema enriquecedora que apresenta aspectos amplos da diversidade cultural”, comenta a bibliotecária, Gláucia Maindra.

As exibições incluem filmes de curta e longa metragem, com classificação adulta e infantojuvenil. Este ano, o Circuito FAM continua a ser exibido no Teatro Usina, espaço onde circuito começou em Imbituba, em parceria com a Cia. Desmontagem Cênica,. A atriz Alessandra Santos, da Cia. Desmontagem, também comemorou a realização do evento. “Este tipo de parceria é super importante, pois além de oportunizar à comunidade o acesso ao cinema estamos levando as pessoas a conhecerem um patrimônio histórico da cidade, que é o Teatro Usina”, completa.

O Circuito FAM em Imbituba é exibido pela Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, através da Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura de Imbituba, em parceria com a Cia. Desmontagem Cênica. O Circuito FAM é uma realização da Associação Cultural Panvision. Nesta edição, o Sesc é parceiro do Circuito FAM de Cinema e 20 unidades do estado também recebem os filmes da mostra Itinerante. A Universidade do Estado de Santa Catarina mantém o apoio firmado em 2014 e sete centros da UDESC recebem a programação. Ao todo 28 cidades de todas as regiões de Santa Catarina em 40 pontos em mais de 200 exibições.

Circuito FAM de Cinema
Em 2010, foi criado o Pré-FAM – realizado simultaneamente um mês antes do FAM que conta com pontos de exibição locais enquanto grandes parceiros desta iniciativa. A mostra que se constitui como Circuito de exibição alternativo, com a proposta de chegar em diversas cidades catarinenses levando os filmes premiados na edição anterior do FAM para públicos que normalmente não têm acesso às produções de cinema. Mas, a proposta de itinerância dos filmes do festival de Cinema do Mercosul pelo estado já tinha tido início antes, em 2005 a organização do FAM iniciou ações de exibição até encontrar a melhor forma para fortalecer localmente o cinema independente e oferecer ao público uma programação periódica. O objetivo principal do Circuito é descentralizar e democratizar o acesso às produções de cinema do Mercosul para público diverso, sempre com entrada gratuita.

Programação Circuito FAM de Cinema
Entrada Gratuita!
Local: Teatro Usina
Endereço: Av. Dr. João Rimsa, Centro – Imbituba
Informações: https://www.facebook.com/events/1634552739902253/

20/05 (sábado)
19h – Programa 1 – MELHOR FILME –  MOSTRA DOC-FAM – JÚRI OFICIAL
Filme: “5 Vezes Chico, o Velho e sua gente”, de Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein, Eduardo Nunes e Gustavo Spolidoro
Sinopse: Melhor Documentário pelo Júri Oficial da mostra Doc-FAM. A fé, as paixões, as lendas e a busca pela sobrevivência nas comunidades ribeirinhas do gigante Rio São Francisco nos cinco pelo qual passa até a deságua no mar do Nordeste brasileiro e leva vida a mais de 16 milhões de brasileiros.
Classificação: 10 anos / Duração: 90 minutos

21/05 (domingo)
18h30: Programa 3 – GANHADORES DA MOSTRA INFANTOJUVENIL
Filmes:
Òrun Àiyé – A Criação do Mundo​, Jamile Coelho e Cintia Maria, Animação
Meu Pequeno Herói Não Sabe Voar​, Pedro Jorge, Drama
Melhor Som do Mundo​, Pedro Paulo de Andrade, Infantil
Sinopse: A descoberta na infância passa por muita curiosidade e algumas dificuldades em o “Melhor som do mundo” e “Meu pequeno herói não sabe voar”. Já em “Òrun Àiyé – A Criação do Mundo”, nos aproximamos de outro mundo que faz parte dos mitos de nossa criação.
Classificação: Livre / Duração: 40 minutos

22/05 (segunda)
19h: Programa 4 – VENCEDORES DA MOSTRA DE CURTAS MERCOSUL E CATARINENSE
Filmes:
Jasy Porã​, Pavel Luiz Tavares, Cecília Belén Sandoval, Cultura
Deserto Verde​, Juliana Kroeger, Documentário
Chacal Palavra Filme,​ Piu Gomes, Biografia, 19|20 Castillo y el Armado,​ Pedro Harres, Drama
Sinopse: O poeta Chacal apresentado em seu próprio estilo. Os perigos ao meio ambiente estão retratados em “Castillo y el armado” e “Deserto verde”, este último uma produção catarinense. Uma luz de equilíbrio nos dá esperança em “Jasy Porã”.
Classificação: 12 anos / Duração: 90 minutos

20h: Programa 5 – Vencedores da Mostra de Curtas Mercosul e Catarinense
Filmes:
Rosinha​, Gui Campos, Romance
Las musas de Pogue​, Germán Arango, Documentário
D.E.U.S​, Rafael Costa, Comédia
Buracão,​ Teka Simon e Camila Oliveira, Cultura
Sinopse: O grande premiado do 20º FAM e de diversos festivais “Rosinha” conta a história de amor que já chegou a terceira idade. Uma comédia com DEUS e muita cultura de comunidades nativas em “las musas de pongue” e “Buracão”.
Classificação: 14 anos / Duração: 80 minutos

A programação completa está disponível no www.famdetodos.com.br

Comments are closed.